Liberando traumas com Brainspotting
- fabianapsi8
- 17 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de dez. de 2020
Você pode gerenciar seu blog em qualquer lugar com mais facilidade e conveniência. No post desse blog vamos compartilhar dicas de como escrever seu post no Wix Blog.

Brain o quê? Brainspotting. A palavra parece difícil, mas basta um bom dicionário de inglês para que possamos traduzir. Brain significa cérebro e spot pode ser traduzido por ponto ou local. Ou seja, são locais no cérebro acessados através das posições de olhar. Esse acesso é possível pela conexão que existe entre o cérebro e nossos olhos. É como se existissem cabos de ligação direta entre eles! E o Dr. David Grand percebeu o efeito disso e desenvolveu o Brainspotting, uma nova abordagem de psicoterapia que se utiliza da forma natural do cérebro de processar: as posições de olhar que ativam pontos ou locais cerebrais (brainspots) acessando o cérebro em camadas mais profundas, proporcionando a auto regulação cerebral, ou seja, o equilíbrio do nosso sistema nervoso, e faz assim o reprocessamento de experiências traumáticas, emoções negativas, resolução de problemas, ampliação da criatividade, notando-se mudanças comportamentais consistentes e uma melhoria visível da performance e da qualidade de vida.
Quando miramos nosso olhar em uma direção que corresponde à sensação coporal ativada pela lembrança traumática, acessamos nosso cérebro subcortical que se mobiliza para procurar a cápsula de trauma travada no cérebro profundo. Desta forma, nosso cérebro e todo nosso sistema nervoso se conectam com a experiência traumática e fazem o caminho necessário para digeri-la, tendo o tempo e espaço favoráveis para voltar a fazer a auto regulação. A maneira como ele faz isso nem sempre é explicada para nós, pois linguagem não é do cérebro racional (cortical), mas no cérebro emocional (sub cortical). Nessa linguagem pode ser que a pessoa tenha sensações corporais, emoções, lembranças, imagens. Tudo faz parte do reprocessamento. É como se fosse o liquidificador, misturando tudo, para tornar em partes menores para que possamos “engolir” com mais facilidade. O brainspotting trabalha com a incrível capacidade de auto regulação do cérebro. E se utiliza também da capacidade de conexão humana.
Comments